Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

girl on film

by ana sofia santos

13
Out14

The Affair | Temporada 1. Episódio 1






















“O caso” ou a inconsistência da memória... seria um subtítulo a equacionar. 

A nova série da Showtime conta a história de duas pessoas que “em princípio” vão iniciar uma relação e que  “à partida” irão trair os respectivos consortes. A história é contada a partir de duas perspectivas – a dele e a dela - particularidade que torna série diferente e atraente.
Nos dois distintos pontos de vista revisitamos memórias. Reminiscências que de um momento para o outro, passam de confiáveis e precisas, a confusas e distorcidas. O espectador tem que prestar muita atenção a tudo, a todos e a quaisquer detalhes. Ao estarmos atentos, as subtilezas, particularidades ou contextos vão sendo construídos e novas interpretações possíveis são oferecidas.
Neste primeiro episódio descobrimos como Noah e Allison se conheceram. Na primeira parte conhecemos a perspectiva dele, na segunda, a dela. Cada parte revela as suas vidas em separado e as suas vidas a partir do momento em que se conhecem. No entanto o enredo que têm em comum é abordado de forma diferente nas duas partes. A cronologia é a mesma, os factos são semelhantes mas os detalhes são diferentes. 
Os actores são carismáticos e competentes. Tão capazes que ao conhecermos as suas duas histórias, tomamos ambos os partidos. 
Noah Solloway (Dominic West) é professor numa escola pública de Nova Iorque. Acabou de lançar o seu primeiro romance, é casado com Helen (Maura Tierney) e têm quatro filhos. Entre o casal o sexo é quase inexistente. Vontade não falta, mas conciliar vontade aos ritmos biológicos de quatro filhos é aparentemente algo muito complicado. 





Alison Bailey (Ruth Wilson) é empregada de mesa num restaurante nos Hamptons e casada com Cole Lockhart (Joshua Jackson). O casal vive um momento conturbado, pois ainda não superaram a morte do filho. Entre este casal, existe sexo a mais. Supostamente será uma forma de colmatar a ausência e saudade do filho falecido. 
Noah e a sua família vão passar as férias de verão na propriedade do sogro na famosa zona balnear do estado de Nova Iorque. Aqui, Alison – a empregada de mesa – serve-lhes uma atribulada refeição. Algo acontece de imediato entre o professor e a empregada - empatia, simpatia, desejo? Não sei o termo certo, mas é algo que se anuncia poderoso. 
O encontro entre Noah e Allison volta a acontecer. Desta vez, à noite, na praia… e Noah descreve-o assim:

Noah: Alison? Hi. 
Alison: You found me.
Noah: No, no, I was just out on a walk.
Alison: (Laughter) I'm kidding, it's a tiny town (laughter).
Noah: Right, sorry.

E para Allison, aconteceu assim:

Noah: Hello.
Alison: Oh, hi.
Noah: I found you.
Alison: Were you looking for me?
Noah: No, I'm kidding.
Alison: Oh.
Noah: I was just on my way to check out the bonfire over there.
Alison: Oh, wow.
Noah: You coming from there or are you?
Alison: I, no, I.
Noah: Too bad, I could've used an introduction.
Alison: (Laughter).


Ver o primeiro episódio de The Affair revelou-se ser um exercício interessante do tipo “construção de um puzzle”. Todos os detalhes são importantes e todos foram pensados com precisão. Iniciar algo com uma dúvida é um princípio interessante e cativante. Quem conta a verdade? Qual a justificação para a inconsistência das versões? Qual dos dois personagens principais conta a verdade? Caberá a nós decidir? Ou resta-nos conhecer a história e continuar a ouvir as mesmas histórias através de duas personagens diferentes? 
Não interessa. É a ver, a saborear e a juntar peças para perceber o que vai acontecer. É que ainda não vos contei, mas as duas versões que vamos conhecer são em parte contadas numa sala de interrogação. Porquê? Ainda não sei… mas quero muito saber. 




Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Contacto

Ana Sofia Santos: blog.girl.on.film@gmail.com

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

feira das vaidades

planeta pop + girl on film

Soundtrack by Girl On Film on Mixcloud

A outra casa

Em destaque no SAPO Blogs
pub