Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

girl on film

by ana sofia santos

13
Out14

The Affair | Temporada 1. Episódio 1






















“O caso” ou a inconsistência da memória... seria um subtítulo a equacionar. 

A nova série da Showtime conta a história de duas pessoas que “em princípio” vão iniciar uma relação e que  “à partida” irão trair os respectivos consortes. A história é contada a partir de duas perspectivas – a dele e a dela - particularidade que torna série diferente e atraente.
Nos dois distintos pontos de vista revisitamos memórias. Reminiscências que de um momento para o outro, passam de confiáveis e precisas, a confusas e distorcidas. O espectador tem que prestar muita atenção a tudo, a todos e a quaisquer detalhes. Ao estarmos atentos, as subtilezas, particularidades ou contextos vão sendo construídos e novas interpretações possíveis são oferecidas.
Neste primeiro episódio descobrimos como Noah e Allison se conheceram. Na primeira parte conhecemos a perspectiva dele, na segunda, a dela. Cada parte revela as suas vidas em separado e as suas vidas a partir do momento em que se conhecem. No entanto o enredo que têm em comum é abordado de forma diferente nas duas partes. A cronologia é a mesma, os factos são semelhantes mas os detalhes são diferentes. 
Os actores são carismáticos e competentes. Tão capazes que ao conhecermos as suas duas histórias, tomamos ambos os partidos. 
Noah Solloway (Dominic West) é professor numa escola pública de Nova Iorque. Acabou de lançar o seu primeiro romance, é casado com Helen (Maura Tierney) e têm quatro filhos. Entre o casal o sexo é quase inexistente. Vontade não falta, mas conciliar vontade aos ritmos biológicos de quatro filhos é aparentemente algo muito complicado. 





Alison Bailey (Ruth Wilson) é empregada de mesa num restaurante nos Hamptons e casada com Cole Lockhart (Joshua Jackson). O casal vive um momento conturbado, pois ainda não superaram a morte do filho. Entre este casal, existe sexo a mais. Supostamente será uma forma de colmatar a ausência e saudade do filho falecido. 
Noah e a sua família vão passar as férias de verão na propriedade do sogro na famosa zona balnear do estado de Nova Iorque. Aqui, Alison – a empregada de mesa – serve-lhes uma atribulada refeição. Algo acontece de imediato entre o professor e a empregada - empatia, simpatia, desejo? Não sei o termo certo, mas é algo que se anuncia poderoso. 
O encontro entre Noah e Allison volta a acontecer. Desta vez, à noite, na praia… e Noah descreve-o assim:

Noah: Alison? Hi. 
Alison: You found me.
Noah: No, no, I was just out on a walk.
Alison: (Laughter) I'm kidding, it's a tiny town (laughter).
Noah: Right, sorry.

E para Allison, aconteceu assim:

Noah: Hello.
Alison: Oh, hi.
Noah: I found you.
Alison: Were you looking for me?
Noah: No, I'm kidding.
Alison: Oh.
Noah: I was just on my way to check out the bonfire over there.
Alison: Oh, wow.
Noah: You coming from there or are you?
Alison: I, no, I.
Noah: Too bad, I could've used an introduction.
Alison: (Laughter).


Ver o primeiro episódio de The Affair revelou-se ser um exercício interessante do tipo “construção de um puzzle”. Todos os detalhes são importantes e todos foram pensados com precisão. Iniciar algo com uma dúvida é um princípio interessante e cativante. Quem conta a verdade? Qual a justificação para a inconsistência das versões? Qual dos dois personagens principais conta a verdade? Caberá a nós decidir? Ou resta-nos conhecer a história e continuar a ouvir as mesmas histórias através de duas personagens diferentes? 
Não interessa. É a ver, a saborear e a juntar peças para perceber o que vai acontecer. É que ainda não vos contei, mas as duas versões que vamos conhecer são em parte contadas numa sala de interrogação. Porquê? Ainda não sei… mas quero muito saber. 




Contacto

Ana Sofia Santos: blog.girl.on.film@gmail.com

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

feira das vaidades

planeta pop + girl on film

Soundtrack by Girl On Film on Mixcloud

A outra casa

Em destaque no SAPO Blogs
pub