Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

girl on film

26
Dez18

Opinião ▪ Paterson | Jim Jarmusch. 2016

sofia

tumblr_ondhzcsMMg1r3741jo1_1280.png

tumblr_ondhzcsMMg1r3741jo7_1280.png

 

Adam Driver é soberbo, se já tínhamos esta ideia, com Paterson temos a garantia. É um filme tenro, sincero, gentil e conta uma daquelas histórias que permanecem durante muito tempo nas nossas mentes mas também nos nossos corações.  É um filme sobre amor, sobre a paixão pela poesia e, de uma maneira estranha e empática, sobre a rotina da vida quotidiana. 

Paterson (Adam Driver) é um motorista de autocarro que escreve poesia. A narrativa do filme decorre ao longo de uma semana (sete dias).  A vida da personagem principal é monótona mas em momento algum, o homem se sente aborrecido, triste ou sem sentido e porquê? Porque é um ser humano magnifico e profundamente sensível. Apesar da rotina, cada dia implica uma pequena mudança, seja na hora do despertar, às pessoas que encontra pelo caminho ou às conversas que ouve enquanto conduz o autocarro. 

 

1.png

 

2.png

4.png

3.png

5.png

7.png

 

O amor é o assunto principal do filme, espelhado no relacionamento de Paterson com a sua mulher Laura (Golshifteh Farahani) mas também na forma como gosta e faz a sua poesia. É na escrita que expressa o seu amor por Laura, completo e profundo. A relação do casal é alegre, refrescante e rara. Repleta de paz e conforto, momentos de empatia, conversas tranquilas e cheias de compreensão. Não é um filme sobre sexo ou sobre declarações óbvias de amor. É sobre o amor incondicional e inspirador, daquele que está presente em vários momentos, até nos mais inesperados e mesmo quando implica a ingestão de uma refeição que não se gosta mas que foi feita por alguém que se ama. 

Também os momentos de silêncio são profundamente belos. Inspiram e promovem a criação da escrita de Paterson. É nos momentos de silêncio, a observar momentos ordinários, pessoas e conversas comuns, que a personagem principal se inspira. Os poemas são tranquilos, espelham momentos corriqueiros, práticos e verdadeiros, tal como a história que Jim Jarmusch conta neste filme que celebra os pequenos detalhes da vida.

 

Paterson.jpg

Beauty is often found in the smallest details  

 

Título nacional: Paterson
Data de estreia (Portugal): 20.06.2017

Trailer:

 

Contacto

Sofia Santos: agirlonfilm@sapo.pt // blog.girl.on.film@gmail.com

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

feira das vaidades

planeta pop + girl on film

Soundtrack by Girl On Film on Mixcloud

A outra casa