Opinião ▪ Paterson | Jim Jarmusch. 2016
Adam Driver é soberbo, se já tínhamos esta ideia, com Paterson temos a garantia. É um filme tenro, sincero, gentil e conta uma daquelas histórias que permanecem durante muito tempo nas nossas mentes mas também nos nossos corações. É um filme sobre amor, sobre a paixão pela poesia e, de uma maneira estranha e empática, sobre a rotina da vida quotidiana.
Paterson (Adam Driver) é um motorista de autocarro que escreve poesia. A narrativa do filme decorre ao longo de uma semana (sete dias). A vida da personagem principal é monótona mas em momento algum, o homem se sente aborrecido, triste ou sem sentido e porquê? Porque é um ser humano magnifico e profundamente sensível. Apesar da rotina, cada dia implica uma pequena mudança, seja na hora do despertar, às pessoas que encontra pelo caminho ou às conversas que ouve enquanto conduz o autocarro.
O amor é o assunto principal do filme, espelhado no relacionamento de Paterson com a sua mulher Laura (Golshifteh Farahani) mas também na forma como gosta e faz a sua poesia. É na escrita que expressa o seu amor por Laura, completo e profundo. A relação do casal é alegre, refrescante e rara. Repleta de paz e conforto, momentos de empatia, conversas tranquilas e cheias de compreensão. Não é um filme sobre sexo ou sobre declarações óbvias de amor. É sobre o amor incondicional e inspirador, daquele que está presente em vários momentos, até nos mais inesperados e mesmo quando implica a ingestão de uma refeição que não se gosta mas que foi feita por alguém que se ama.
Também os momentos de silêncio são profundamente belos. Inspiram e promovem a criação da escrita de Paterson. É nos momentos de silêncio, a observar momentos ordinários, pessoas e conversas comuns, que a personagem principal se inspira. Os poemas são tranquilos, espelham momentos corriqueiros, práticos e verdadeiros, tal como a história que Jim Jarmusch conta neste filme que celebra os pequenos detalhes da vida.
Beauty is often found in the smallest details
Título nacional: Paterson
Data de estreia (Portugal): 20.06.2017
Trailer: