12
Jun14
Opinião | Before Sunset | Richard Linklater. 2004
Título em Portugal: Antes do Anoitecer
Data de estreia: 14.Outubro.2004
O mundo esperou nove anos para saber mais sobre o casal que nos fez acreditar no amor. Desejávamos saber se aquilo que combinaram no filme anterior aconteceu. Questionamos se o casal se reencontrou, se estão juntos, ou não. Divagamos entre a certeza do amor e a incerteza que é a vida. Foi esta curiosidade e religiosidade dos fãs que levou Richard Linklater a realizar esta segunda parte da história de amor.
Entre o primeiro filme e este, passaram nove anos, os mesmos nove anos em que a história de Celine e de Jesse tem uma interrupção e finalmente obtivemos as respostas. O casal não está junto, mas a coincidência, a circunstância ou simplesmente o destino fez com que se reencontrassem em Paris.
A cidade luz é o cenário elegante e indicado para este reencontro. A luz e beleza da cidade dotam o filme de uma naturalidade real e mágica. Em Before Sunset, a vida imita a arte. O filme não foi feito por dinheiro, mas por arte e por amor às personagens.
Era fácil estragar o que estava tão bem feito. A magia do primeiro filme podia facilmente ser destruída com uma sequela. No entanto, o realizador e os dois actores conseguiram levar a cabo, de forma feliz esta difícil tarefa.
Nove anos depois, Celine e Jesse reencontram-se. Na relação do casal, os anos que os separaram parecem minutos. Os jovens transformam-se em adultos. À idade adulta juntou-se a profissão e a família. Mas a felicidade completa não chegou ao casal e o romantismo que existia da primeira vez que se cruzaram deu lugar à realidade, mas, a empatia e química entre os dois continua a existir.
À medida que passeiam por Paris e conversam, o tempo parece voltar atrás. A vida adulta é posta de lado e reencontram a juventude que tinham da primeira vez que se encontraram. No entanto, nesta sequela o “vínculo” e empatia que já sentimos por Celine e Jesse demora mais a atingir. Oscilamos entre momentos de simpatia com outros de irritação, sobretudo para com Celine e com as suas deambulações sobre problemas diplomáticos e ambientais.
Mais pequeno do que o filme anterior, Before Sunrise tem nas cenas finais os seus momentos mais interessantes. À pacatez e simplicidade da casa de Celine, junta-se uma banda sonora protagonizada pela própria actriz e pela imensa Nina Simone. No centro do cenário, uma cama. O apartamento de Celine dá o mote àquilo que acreditamos ou desejamos ser um final perfeito… mas que Linklater, mais uma vez, não revela.
![]()
“When you’re young, you believe there’ll be many people with whom you’ll connect with. Later in life, you realize it only happens a few times.”
Nota:
