Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

girl on film

30
Abr18

Opinião ▪ Avengers: Infinity War | Anthony e Joe Russo. 2018

sofia

tumblr_static_tumblr_static_4pm01i9xh7uog0ck4cc448

 

É o décimo nono filme do Universo Cinematográfico Marvel e o terceiro filme a juntar este peculiar grupo de super-heróis. Realizado pelos irmãos Russo (Anthony Russo e Joe Russo) Avengers: Infinity War é uma jornada épica da Marvel em que os Vingadores e os seus aliados vão sacrificar tudo numa tentativa de derrotar o poderoso Thanos antes que este consiga cumprir o seu desejo de devastação e ruína por todo o Universo.

Talvez o maior problema deste filme seja o facto de ser antecedido de um projecto vencedor, Black Panther. Ryan Coogler apresentou-nos uma Wakanda e um herói que tem um propósito e uma missão única e talvez a aventura mais cultural e política de todo o universo criado por Stan Lee e Jack Kirby. Pantera Negra é muito mais do que um mero filme de super-heróis.
 

240_F_130734330_mSBGYTwuGvaHhEoyHlDov6ELFHO4cexF.j

 

 
Dito isto, o trabalho dos Russo não se antecipava fácil. Há uma herança de dezoito filmes que não pode ser ignorada. Os Avengers originais: Captain America, Iron Man, Thor, Black Widow, Hulk e Hawkeye já são nossos velhos conhecidos. Já partilhamos aventuras e já assistimos a guerrilhas internas. Mas os realizadores deste novo capítulo não ignoram o Passado. Quando Bruce Banner - também conhecido como Hulk, interpretado por Mark Ruffalo - aparece em cena mostra alguma dificuldade em transformar-se no gigante verde, algo que só quem viu Thor: Ragnarok pode perceber. Noutra cena, também somos relembrados como ficou de fora toda a história do Captain America: Civil War, é que Banner pergunta: os Vingadores separaram-se? Como uma banda? Como os Beatles? E mais tarde, mostra-se incrédulo quando descobre que tem dois "companheiros novos": o Ant-Man e o Spider-Man. As cenas com os Guardians of the Galaxy são sempre mergulhadas por uma boa disposição "deliciosa". 
 

MV5BMjA0MTg0MjUwMF5BMl5BanBnXkFtZTgwMjc4MjkzNTM@._

MV5BMTU0NTYyMjQxN15BMl5BanBnXkFtZTgwMDc4MjkzNTM@._MV5BMjE5ODU5MzY5OV5BMl5BanBnXkFtZTgwNjc4MjkzNTM@._

MV5BMjQ4OTA0Mjc0N15BMl5BanBnXkFtZTgwMDk2MTUwNTM@._

 
Infinity War está longe de ser um filme perfeito, mas provavelmente está relativamente perto do melhor filme que poderia ter sido. Há muitos malabarismos narrativos e alguns erros não forçados, de que o maior exemplo talvez seja a constante imposição de Iron Man no modus operandi de Spider-Man mas os equívocos existentes no filme são inerentes a um empreendimento tão vasto como este.

O elenco de personagens é vasto, há o Bruce Banner/Hulk (Mark Rufallo), depois existe Thor (Chris Hemsworth), Loki (Tom Hiddleston). Há os Guardiões da Galáxia: Star Lord (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), Rocket (Bradley Cooper), Groot (Vin Diesel), Nebula (Karen Gillan) e Mantis (Pom Klementieff).

Da Terra chegam os Avengers originais: Iron Man (Robert Downey Jr.), Captain America (Chris Evans), Black Widow (Scarlett Johansson) e o já mencionado Banner; depois juntam-se Scarlet Witch (Elizabeth Olsen), Vision (Paul Bettany), War Machine (Don Cheadle) e Falcon (Anthony Mackie); e mais alguns recrutas: Spider-Man (Tom Holland), Dr. Strange (Benedict Cumberbatch) e Winter Soldier (Sebastian Stan). Também: Black Panther (Chadwick Boseman) e grande parte da equipa Wakanda.

Uma novidade apresentada é a Black Order: Ebony Maw (Tom Vaughan-Lawlor), Proxima Midnight (Carrie Coon), Corvus Glaive (Michael James Shaw) e Cull Obsidian (Terry Notary). Também Peter Dinklage é apresentado como Eitri, o último dos "anões" responsável pelo martelo de Thor, Mjolnir. A palavra anão foi colocada entre aspas porque na verdade, Eitri tem cerca de 6 metros de altura.
 
 

MV5BMTc3Mjk2MjkzMl5BMl5BanBnXkFtZTgwMzY4MjkzNTM@._

MV5BMTc3NjY5MzMzN15BMl5BanBnXkFtZTgwMTkwMDk1NDM@._

MV5BMTg1MjMwNTQ3MF5BMl5BanBnXkFtZTgwMDg4MjkzNTM@._

MV5BMTU3MTU5MjMyNV5BMl5BanBnXkFtZTgwNjU4MjkzNTM@._

MV5BNTIyOTQzMTA2NV5BMl5BanBnXkFtZTgwNDk2Njk5NDM@._

 
Mas é importante perceber quem não faz parte do projecto: Hawkeye (Jeremy Renner), Ant-Man (Paul Rudd), Valkyrie (Tessa Thompson), Nakia (Lupita Nyong'o) e Everett Ross (o agente da CIA interpretado por Martin Freeman). Porquê? Não sabemos, mas sabemos que este filme é uma primeira parte.

A base da história gira em torno da existência de seis infinity stones criadas durante o Big Bang e distribuídas “pelo universo”. Thanos - uma interpretação motion-capture de Josh Brolin - acredita que, se conseguir encontrar todas as seis pedras será capaz de aniquilar metade dos seres do universo. O supervilão parece ser um discípulo de Thomas Malthus ao defender o controlo do aumento populacional mas que Thanos, como um todo-poderoso e maníaco que é, pretende um genocídio intergaláctico. Esta personagem interpretada por Brolin é um monstro inesperadamente ressonante, cheio de tristeza e até mesmo dotado de um perverso senso de honra. 

Os autores, Christopher Markus e Stephen McFeely, e os co-realizadores, Anthony e Joe Russo (equipa que também foi responsável pelos dois últimos Captain America) tiveram a missão utópica de juntar um elenco gigantesco, com identidades próprias e feitios peculiares, organizando e desmontando duos, trios e quartetos. Qual a melhor forma de combater estes duelos de egos gigantes: com humor. O bonitão Chris "Star Lord" Pratt sente ciúmes do outro bonitão, Thor de Hemsworth e Tony Stark de Downey fica incomodado com Dr. Strange de Cumberbatch e entre estes duas personagens de feitios peculiares quem sofre é Peter Parker (o Spider-Man de Holland). Já Hemsworth faz uma divertida parceria com Rocket, a quem consistentemente chama de coelho. Há referências a Aliens e Footloose, e até mesmo easter eggs de Arrested Development, do qual os Russos realizaram muitos episódios. No entanto, convém esclarecer que apesar do filme ter esta aura cómica, fica o aviso de que este é o filme mais sombrio da Marvel. 
 
Infinity War está longe de ser perfeito, mas combina muitos e interessantes elementos numa mistura bem equilibrada de humor e melancolia. O fim do filme é sombrio, incompleto e até poderá gerar frustração em alguns espectadores. Aparentemente muitos heróis estão mortos, mas parece improvável que todos permaneçam assim, apesar de logo no início do filme, Thanos prometer: "sem ressurreições desta vez", a esperança permanece porque o Titã é um mentiroso e o infinito "é um longo, longo tempo".
 
 
Título nacional: Vingadores: Guerra do Infinito
Data de estreia (Portugal): 25.Abril.2018
 
Trailer:
 

 

Contacto

Sofia Santos: agirlonfilm@sapo.pt // blog.girl.on.film@gmail.com

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

feira das vaidades

planeta pop + girl on film

Soundtrack by Girl On Film on Mixcloud

A outra casa