Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

girl on film

11
Jul12

Entre a 3ª e a 7ª Arte

Desde a Pré-História que o Homem comunica através da Arte. A Pintura é Arte, e na numeração das artes, ocupa o terceiro lugar. Assim, a Pintura acompanha a História do Homem. Circulam “lado a lado” desde sempre. 
Retratos, naturezas mortas, paisagens, ícones...
Aguarela, guache, têmpera, óleo, acrílico...
Cor, sombra, tons, texturas, matizes...
Representação de épocas, costumes, de poder, de sentimentos... 
Realística, religiosa, abstracta, digital...

O Cinema é a sétima arte - integra todas as artes anteriores. Ou seja, o Cinema é complementado por 6 Artes - a música, a dança, a pintura, a escultura, o teatro e a literatura. 
Um dia ouvi que “O Cinema é neto da Pintura. Filho da Fotografia” (in ciclo de Pintura e Cinema - ESEQ). Frase redutora, mas que quando se pensa nas 6 artes que o compõem, torna-se totalmente aplicável e justa.

Ambas as artes representam realidades, movimentos, linguagens, luz, expressões, imaginação, transmissão, indução, sentidos. Estética e cinética. Tudo se encontra e complementa. 
Unem-se a nível técnico – sobretudo se tivermos em conta que um filme é uma obra de arte e que é feito com múltiplas técnicas, fotografia, guarda-roupa, cenários, música, etc. Mas unem-se sobretudo quando o cinema conta a história da Pintura. Seja em biografias, romances, dramas, documentários ou até em mini-filmes – a inspiração na Pintura e na sua História é inequívoca.

Para os interessados, os curiosos, os estudiosos, professores de Arte ou História de Arte, alunos destas ciências, ou simplesmente para os cinéfilos, eis uma lista de de filmes (7ª Arte) que mencionam a 3ª Arte - Pintura. 



Girl with a Pearl Earring 
(2003)


De: Milos Forman
Com: Javier Bardem,  Natalie Portman,  Stellan Skarsgård
Sinopse: A acção do filme decorre em Espanha entre 1792 e 1809, numa época de grande agitação política caracterizada pela Inquisição Espanhola e guerras Napoleónicas. Javier Bardem interpreta o implacável Irmão Lorenzo, um inquisidor e revolucionário. Natalie Portman é a jovem musa de Goya, Ines, que se envolve com Lorenzo quando é injustamente acusada e presa por heresia. Steven Skarsgard interpreta o pintor espanhol, Goya. (in Cinema Sapo)



Goya's Ghosts 
(2006)


De: Milos Forman
Com: Javier Bardem,  Natalie Portman,  Stellan Skarsgård
Sinopse: A acção do filme decorre em Espanha entre 1792 e 1809, numa época de grande agitação política caracterizada pela Inquisição Espanhola e guerras Napoleónicas. Javier Bardem interpreta o implacável Irmão Lorenzo, um inquisidor e revolucionário. Natalie Portman é a jovem musa de Goya, Ines, que se envolve com Lorenzo quando é injustamente acusada e presa por heresia. Steven Skarsgard interpreta o pintor espanhol, Goya. (in Cinema Sapo)



Modigliani 
(2004)


De: Mick Davis
Com: Andy Garcia,  Elsa Zylberstein,  Omid Djalili
Sinopse: Estamos em 1919. A Grande Guerra acabou e a vida nocturna em Paris está cheia de Paixão escura e Obsessão descontrolada. No café Rotonde, o refúgio dos artistas, encontramos uma mesa, como qualquer outra na história: Picasso, Rivera, Stein, Cocteau, Soutine, Utrila e Modigliani. Esta é a história da rivalidade entre Modigliani (Andy Garcia) e Picasso (Omid Djalili). Dois Homens cuja inveja um do outro é alimentada pelos seus brilhos, arrogâncias e paixões. (in Cinema Sapo)




Pollock 
(2000)


De: Ed Harris
Com: Ed Harris,  Jennifer Connelly,  Marcia Gay Harden,  Tom Bower,  Val Kilmer
Sinopse: Vários artistas e amigos de Jackson Pollock (Ed Harris) e Lee Krasner (Marcia Gay Harden) estão no centro do mundo da arte em Nova Iorque, nos anos 40, mas quando Krasner negligencia o seu trabalho para empurrar a carreira de Pollock para a frente, Pollock começa a despertar emocionalmente. Pollock e Krasner mudam-se para o campo e casam-se, e em breve, Pollock começa a criar trabalho que o tornam no primeiro artista moderno norte-americano, famoso internacionalmente. Mas com a fama e com o dinheiro chega também um temperamento volátil e muitas dúvidas. Passado pouco tempo, a vida de Pollock ameaça explodir. (in DVD.pt)




Frida
(2002)


De: Julie Taymor
Com: Alfred Molina,  Antonio Banderas,  Ashley Judd,  Geoffrey Rush,  Salma Hayek
Sinopse: Filme vencedor de 2 Oscares em 2003. A vida de Frida Kahlo partilhada abertamente com Diego Rivera e a tormentuosa relação do casal consigo e com a arte. Desde a longa e complexa relação que Frida desenvolveu com o seu marido e mentor, passando pela seu ilícito e controverso com Trotsky, até aos provocadores e românticos relacionamentos com mulheres. (in Cinema Sapo)



Lust for Life 
(1956)


De: Vincente Minnelli
Com: Anthony Quinn,  Everett Sloane,  Henry Daniell,  Kirk Douglas,  Niall MacGinnis
Sinopse: O filme retrata fielmente a vida do mestre da pintura: Van Gogh. Dividido entre a genialidade e sua mente atormentada, Van Gogh é interpretado pelo aclamado actor Kirk Douglas. Captura todo o êxtase da arte e a agonia da vida de um gênio da pintura. (in interfilmes)




Van Gogh 
(1991)


De: Maurice Pialat
Com: Alexandra London,  Gérard Sety,  Jacques Dutronc
Sinopse: O único filme “de época” de Pialat, que conta com uma excepcional interpretação de Jacques Dutronc, Pialat aborda o período final e a morte de Van Gogh e é atravessado, segundo o próprio Pialat, por ecos do cinema de Jean Renoir, o baile de «A Fera Humana» e os "passeios ao campo" de diversos outros filme seus. (in Cinema Sapo)




Edvard Munch 
(1976)


De: Peter Watkins
Com: Allum Eric, Allum Kestii, Berge Amund, Falk Camilla, Fraas Gro, Gro Jarto, Berit Olónia-Inger, Toldmyr Susan, Geir Westby
Sinopse: Edvard Munch, é um filme  biográfico sobre o pintor expressionista norueguês Edvard Munch, escrito e dirigido por Peter Watkins (...) O filme cobre cerca de 30 anos de vida de Munch, centrando-se sobre as influências que moldaram sua arte, nomeadamente a prevalência da doença e da morte na sua família e o seu romance juvenil com uma mulher casada. O filme foi exibido no Festival de Cannes 1976, mas não foi inscrito na competição principal (in Wikipédia - adaptação)




Klimt 
(2005)


De: Raúl Ruiz
Com: John Malkovich,  Saffron Burrows,  Veronica Ferres
Sinopse: Paris, 1900. Klimt é homenageado na Exposição Universal enquanto em Viena é condenado como provocador. Vive a vida como a pinta, os seus modelos são as suas musas. Kilmt está à frente do seu tempo. As suas relações apaixonadas com as mulheres e a busca eterna da Perfeição e do Amor reflectem-se em todas as suas obras. (in Cinema Sapo)




Caravaggio 
(1986)


De: Derek Jarman
Com: Nigel Terry, Sean Bean, Michael Gought.
Sinopse: Michelangelo Merisi da Caravaggio (Nigel Terry), viveu na Renascença Italiana. No filme a sua vida é contada em “flashbacks”, o artista recorda factos da sua existência na terra e mostra a sua infância, as decepções do início de sua carreira, os seus últimos sucessos, a sua amizade com um cardeal e sua relação destrutiva com um homem muito atraente. (in Wikipédia - adaptação)



The Agony and the Ecstasy 
(1965)


De: Carol Reed
Com: Charlton Heston, Rex Harrison, Diane Cilento
Sinopse: Quando o Papa Júlio II (Harrison) encomenda a Michelangelo (Heston) a pintura do tecto da Capela Sistina, o artista recusa a princípio. Virtualmente forçado pelo Papa a fazer o trabalho, acaba por destruir a sua obra e foge de Roma. Quando recomeça a pintura, o projeto torna-se uma batalha de vontades alimentada pelas diferenças artísticas e de temperamento que são o ponto central deste filme. (in Interfilmes)




Basquiat 
(1996)

De: Julian Schnabel
Com: Benicio Del Toro,  Christopher Walken,  David Bowie,  Jeffrey Wright,  Michael Wincott,  Willem Dafoe
Sinopse: Em 1981, Jean-Michel Basquiat passou de um desconhecido pintor de graffiti de 19 anos, que vivia nas ruas de Nova Iorque, a um dos artistas mais controversos e famosos do mundo, pelas mãos de Andy Warhol. As suas exposições tornaram-se o acontecimento artístico da temporada e os seus quadros foram adquiridos pelos maiores coleccionadores e museus. Em Andy Wharol, Basquiat encontra alguém que também está ali não pelo sucesso ou dinheiro, mas pela cumplicidade com a arte. A amizade de ambos é interrompida pela morte de Warhol. (in Cinema Sapo)




Camille Claudel
(1988)


De: Bruno Nuytten
Com: Gérard Depardieu,  Isabelle Adjani,  Madeleine Robinson
Sinopse: Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando se transforma em amante do mestre (que era casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa do seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicómio. (in Interfilmes)




Surviving Picasso 
(1996)


De: James Ivory
Com: Anthony Hopkins,  Diane Venora,  Dominic West,  Julianne Moore,  Natascha McElhone
Sinopse: Paris, 1943. Durante a ocupação nazi, o já famoso Pablo Picasso, com 60 anos, conhece Françoise Gilot, uma jovem pintora de 23 anos que o admira, e tornam-se amantes. Da união nascem dois filhos, Claude e Paloma, mas Picasso continua a ver outras mulheres. Françoise torna-se a sua musa e aceita-o assim. Mas com o tempo, a relação esgota-se e torna-se insuportável, até que por fim Françoise arranja coragem para o deixar... (in Cinema Sapo)




Moulin Rouge 
(1952)


De: John Huston
Com: José Ferrer,  Suzanne Flon,  Zsa Zsa Gabor
Sinopse: O filme conta a vida do artista francês Henri de Toulouse-Lautrec e mostra a subcultura da boémia que girava em torno do cabaré Moulin Rouge. Adaptação do livro de Pierre La Mure (in Wikipédia)


Goya en Burdeos 
(1999)



De: Carlos Saura
Com: Francisco Rabal, José Coronado e Dafne Fernández
Sinopse: Aos 82 anos, o pintor Francisco de Goya vive no exílio com a última das suas amantes, Leocadia. Reconstruindo os principais acontecimentos da sua vida para sua filha, lembra os tempos em que era jovem e ambicioso, e lutou para conquistar o seu espaço na corte de Carlos IV - envolto em intrigas palacianas, seduções e mentiras. Lembra-se, também, do seu único amor verdadeiro, a duquesa de Alba. (in interfilmes)


Little Ashes 
(2008)


De: Paul Morrison
Com: Robert Pattinson, Javier Beltran e Matthew McNulty
Sinopse: Em 1922, Madrid está em plena revolução cultural por causa das mudanças de valores provocadas pelo jazz, as ideias de Freud e a avant-garde. Nesse mesmo ano, aos 18 anos, Salvador Dalí entra para a faculdade determinado em tornar-se um grande artista. Sua incomum mistura de timidez e exibicionismo faz com que a elite social da universidade volte as suas atenções ao jovem estudante, como Frederico Lorca e Luis Buñuel. O filme acompanha a relação entre estes importantes artistas contemporâneos. (in interfilmes)


Seraphine 
(2008)

De: Martin Provost
Com: Yolande Moreau, Ulrich Tukur, Anne Bennent
Sinopse: A extraordinária vida da francesa Séraphine de Senlis, uma mulher nascida em 1864 que foi pastora e dona de casa antes de se transformar em pintora e submergir-se na loucura... Séraphine Louis foi uma das figuras francesas dedicadas ao estilo artístico Naive. (in cinema ptgate)


Vincent & Theo 
(1990)


De: Robert Altman
Com: 
Sinopse: Relato da intensa relação de amor e ódio, entre o pintor holandês Vincent Van Gogh e seu irmão mais novo, Theo, até o suicídio do artista. Aborda a solidão, a euforia e a poesia de Van Gogh, pintada em cores fortes e intensas, assim como suas relações afectivas e sua obra, este filme é uma pintura íntima de um artista de temperamento instável e tempestuoso, mas também, generoso e terno, para quem, a arte era mais preciosa do que sua própria vida. (in interfilmes)


Rembrandt
(1999)


De: Charles Matton
Com: Klaus Maria Brandauer, Romane Bohringer e Jean Rochefort
Sinopse: O grande pintor Rembrandt van Rijn olha retrospectivamente para a sua vida, pensa no seu talento e na paixão pela arte lhe deu fama e riqueza. Rembrandt oferece uma excelente reconstrução da vida em Amesterdão no século XVII. (in le monde)



Paradise Found 
(2003)


De: Mario Andreacchio
Com: Kiefer Sutherland, Nastassja Kinski, Alun Armstrong
Sinopse: Paris, 1874. Paul Gauguin é um bem-sucedido corretor de ações, que vive feliz ao lado da mulher Mette e os seus quatro filhos. Coleccionador de quadros, resolve abandonar a sua profissão depois de um dos seus trabalhos ter sido elogiado por Camille Pissarro. Entretanto esta opção de Gauguin faz com que ele e a sua família passem privações. A chegada da pobreza obriga Mette a partir com os filhos para Copenhaga. Gauguin resolve segui-los para retomar a vida nos negócios mas, insatisfeito, volta à França decidido a partir rumo ao Taiti para aprimorar sua arte. Lá encontra o conflito entre nativos e colonizadores, que o inspira a realizar algumas das suas melhores obras. (in adoro cinema)


El Greco 
(2007)

De: Yannis Smaragdis
Com: Nick Ashdon, Juan Diego Botto, Laia Marull...
Sinopse: Mais do que uma biografia do grego Domenicos Theotokopoulos, pintor mais conhecido por “El Greco” e que foi um dos expoente máximos da pintura da Renascença, este filme aproxima-nos também das difíceis relações entre a arte e Santa Inquisição. (in 
interfilmes)



Contacto

Sofia Santos: agirlonfilm@sapo.pt // blog.girl.on.film@gmail.com

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

feira das vaidades

planeta pop + girl on film

Soundtrack by Girl On Film on Mixcloud

A outra casa

Em destaque no SAPO Blogs
pub